top of page

O que há de novo no navegador Google Chrome 90?



A Google começou a disponibilizar agora de forma gradual o navegador Chrome 90 para usuários dos sistemas operacionais Windows 10, macOS e Linux. Esta versão do browser é a primeira a carregar de forma automática todos os URLs através do protocolo HTTPS que é mais seguro.


Anteriormente, na versão 89 do Chrome, ao inserir a URL na barra de endereços, o navegador fazia primeiro o ping da versão HTTP (não segura) do site antes de redirecionar os usuários para a versão HTTP (segura). Após a atualização para a versão 90, o browser fará o ping da versão HTTPS do site ao invés do protocolo não seguro.


Novos recursos no Chrome 90

Um dos principais recursos a serem implementados na versão 90 do Chrome é o codec AV1, desenvolvido para permitir uma qualidade de streaming de vídeo melhor em diferentes formatos e plataformas. Outro ponto interessante do AV1 é a sua redução no uso de dados, algo benéfico para dispositivos mobile (Android e iOS). É interessante salientar que o Firefox já oferece suporte para o AV1.


Embora o AV1 possui pontos positivos interessantes, ele por si só não será o suficiente para melhorar a qualidade dos vídeos, pois será necessário que o conteúdo esteja codificado em AV1 ao invés de H.264 (ou outros formatos) nos sites.


Edição de nomes das janelas

Agora o Google Chrome irá permitir que o usuário edite o nome das janelas abertas no navegador para facilitar a identificação. Para acessar a função, basta ir ao menu do navegador, selecionar "mais ferramentas" e em seguida "janela de nome". Também é possível clicar com o botão direito na janela do navegador para acessar a função.


Outras melhorias

O Chrome está recebendo uma nova API baseada na API WebXR Device para melhorar a experiência do navegador em realidade aumentada.


O protocolo URL está sendo habilitado para maior conformidade com os padrões.


Segurança: o Chrome irá bloquear conexões com servidores HTTP, HTTPS ou FTP na porta 554 para mitigar o ataque NAT Slipstream 2.0.


Lançamento e disponibilidade

O Google Chrome 90 está sendo disponibilizado aos poucos e deverá ficar pronto para download para todos nos próximos dias.




Fonte original da matéria - Oficina da Net


bottom of page